As unanimidades: se 100% não existe, quem pelo menos se aproxima?

Vou dirigindo pelas ruas de São Paulo Rock City em um belo dia de semana há alguns dias, pensando em milhares de coisas, quando a Kiss FM manda um presente fase “Van Hagar” com When It’s Love.

Enquanto aprecio a música e a guitarra do gênio, me dá o estalo de um post, daqueles que normalmente “engaveto” para momento futuro, mas pelo menos para este, resolvi colocar na primeira gaveta para sair rápido: existe unanimidade no rock, hard, metal?

Bom, podemos partir do óbvio e dizer que não existe unanimidade em po#$ nenhuma da vida. Sim, sim, ok. Conheço muita gente que “não gosta de Beatles” – os Beatles, portanto, incrivelmente, não serão destacados abaixo – até críticas a Paul Macca já vi, então… se for para a galera mais nova então, nem se fala.

Agora, se você gosta do que este blog se propõe a fazer desde 2009, possivelmente há nomes que pelo menos eu nunca vi, ou não me lembro, de serem questionados. Vou deixar o que está vindo na cabeça agora, por seus instrumentos “principais”, sem nenhuma outra ordem em particular, e com a ressalva das tais críticas serem apenas relacionadas às suas “profissões”, e não em críticas relacionadas às vidas pessoais, temperamentos, etc.

  • Eddie Van Halen / Tony Iommi / Jimmy Page / Alex Lifeson / Adrian Smith / Brian May
  • Geezer Butler / Geddy Lee (como baixista) / John Paul Jones / Cliff Burton
  • John Bonham / Neil Peart

Pois é: não citei nenhum vocalista – todos que consegui rapidamente pensar, eu já vi críticas até pesadas, inclusive para o trio-parada-dura Dio-Dickinson-Halford. F. Mercury é outro que já ouvi mais de um criticar (pois é…). Assim, como é de se imaginar, os “outros” mais ainda…

Já ouvi críticas a Portnoy (dureza), a Steve Harris (saudoso Daniel fez isso em determinado podcast nosso), e a outros que poderiam estar por aqui facilmente (bom, pelo menos para mim).

Como disse, os acima, realmente, não me lembro de NENHUMA crítica. Agora abro a espaço a vocês…

  • Já viu críticas aos nomes acima?
  • Quem aqui “faltou” na lista?
  • Qual vocalista poderia estar aqui que realmente nunca foi criticado?

Por fim, deixo a dica deste post até certo ponto relacionado para você investir mais um tempo no Minuto HM: Superestimados x Subestimados.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Artistas, Black Sabbath, Curiosidades, Iron Maiden, Led Zeppelin, MetallicA, Queen, Rush, The Beatles, Van Halen

3 respostas

  1. Críticas dividem-se em “tipos” (na falta de um termo melhor agora) – alguém pode ser fã da técnica de um músico, por exemplo, mas criticar a presença de palco; pode elogiar a capacidade de composição, de escrever letras, e criticar a “pegada” ou até mesmo a posição política ou atitudes extra-palco. Depende daquilo que é considerado crítica eu diria que é impossível haver unanimidade, um “artista completo” que agrade a todos, em todos os quesitos.

    Mas de bate-pronto, o primeiro nome que me vem à cabeça é Neil Peart. Citar os porquês é chover no molhado, e eu não tenho capacidade para fazer elogios bons o bastante para descrevê-lo.

    E ficou bem difícil citar um vocalista, já que até Dio já foi criticado. E se nem Dio agradou a todos…

    Mas vou pensar melhor e tentar trazer outros nomes! 🙂

    Curtir

  2. Well ( diria o maior dos filósofos)…..

    A lista de unânimes acima talvez não seja unânime. Se considerarmos execuções como guitarristas , acho que pelo menos Jimmy Page ( ui….) já foi criticado não uma, mas algumas vezes , principalmente quando ele provavelmente pendurava seu pijama na Bahia e era intimado a participar de uma pelada musical de aposentados com Plant e às vezes com John Paul Jones. A perfomance no Live Aid é talvez o maior dos exemplos. Se o caso se estender não só a o critério guitarristas , mas também no âmbito compositores, quem não lançou um Van Halen III que atire a primeira pedra….

    Vou ser o maior dos críticos aqui em citar minha unanimidade: Neil Peart.
    Explico: Neil tem registros na bateria impecáveis em todos os anos da carreira. E letras irrepreensíveis (atenção, letras e não músicas).
    Geedy Lee como baixista também é. Mas como compositor nem sempre o Rush foi impecável ( vai chover paulada agora…).

    Por fim, elogio não só o texto como o excelente comentário do Caio aí em cima.
    Esses sim, 100%!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: