O “oitavo” membro do Iron Maiden: Michael Kenney

Saudações!

Galera, costumo brincar que o Maiden é composto por, basicamente, “7 membros” no stage: Steve, Bruce, Adrian, Murray, Gers, o Eddie… (ah! E o Nicko! 🙂 )… mas isso não é 100% correto…

Michael com o Maiden

Michael com o Maiden

Não sei se todos sabem, mas Michael Kenney é o tecladista britânico que acompanha a banda, além de ser o técnico que cuida do baixo elétrico de Steve Harris. Embora durante as gravações (a partir de Brave New World, antes disso a execução era compartilhada com Kenney), Steve Harris toque teclado, desde então as apresentações de Kenney junto com a banda tem-se restrito aos espetáculos ao-vivo. Seu trabalho pode ser ouvido nos álbuns de estúdio No Prayer For The Dying, Fear Of The Dark, The X Factor, Virtual XI, nos álbuns ao-vivo, Live At Donington, A Real Live One, A Real Dead One, Rock in Rio, Death On The Road e DVDs/VHSs Maiden England, Donington, Rock In Rio e Death On The Road.

Kenney estava fantasiado de Eddie no primeiro vídeo do Maiden, Women in Uniform. Ele também aparece como tecladista convidado no DVD Route 666 dos The Iron Maidens, o “Único Tributo Feminino Mundial para o Iron Maiden”.

Michael com o baixo do homem...

Michael com o baixo do homem…

Michael está trabalhando com a banda desde 1980, ou seja, desde o início, trabalhando com Doug Hall (ops, outro dia, quem sabe, mais do engenheiro de som da banda).

Começou de forma oficial na banda, basicamente, substituindo Vic Vella (bem, outro dia também, vai), que teve um problema de saúde na turnê européia na qual a banda estava abrindo para o Kiss, e assumiu o posto de cuidar das coisas de Murray (antes já estava trabalhando na PA do Murray). Ao final da turnê, a coisa ficou mais oficial mesmo, quando ele saiu da empresa que trabalhava para se dedicar ao Maiden, já que as gravações do segundo disco da banda, Killers, seria iniciada.

Mas foi só durante a turnê Beast On The Road que Michael recebeu a responsabilidade de cuidar do instrumento de 4 cordas. Estamos em julho/1982.

Michael se considera um “utility man” para a banda. Não “cuida apenas” dos instrumentos: pode tocar também, não apenas ficar na parte técnica. Não acha que é capaz de assumir as baquetas, mas se vira bem no restante.

Bom, é isso. Michael Kenney é, hoje, o teclado do Maiden. Harris toca (e grava no, em grande parte) estúdio e ele, por motivos óbvios, é o cara que toca ao-vivo, escondido.

Tecladista do Maiden: Michael Kenney

Tecladista do Maiden: Michael Kenney

Divirtam-se ao assistir o DVD do Rock In Rio 3, agora – talvez seja a gravação onde mais se ouve a presença deste ilustre integrante da Donzela de Ferro.

Aguardem também por um novo post sobre o DVD do Rock In Rio 3 e seus Easter Eggs, ainda no clima de Páscoa.

Mais informações sobre Kenney podem ser vistas no site dele e aqui.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Artistas, Curiosidades, Entrevistas, Instrumentos, Iron Maiden, Kiss

11 replies

  1. Excelente,Eduardo….excelente … E não se esqueça dos outros,
    gostaria de saber mais sobre eles…

    Like

  2. Eduardo, obrigada por repostar essas coisas novamente no Twitter através do #MHMClassics. Todo domingo sempre tem uma coisa legal ou algo que eu nunca imaginei que existisse aqui. Uma ótima idéia de relembrar posts antigos.

    E este, para mim, é uma novidade. Não sabia que o Iron contava com este apoio ao vivo. Achei que fosse tudo pré-gravado. 🙂

    Abraços,

    Su

    Like

    • Su e galera, a ideia do #MHMClassics nas redes sociais é esta mesmo: relembrar nossos ótimos posts, atemporais, e fazer com que pessoas que não tenham tido oportunidade de ver, vejam também.

      Também tem vários ganhos indiretos, como relembrar para futuro uso “recursivo” em outro post ; oportunidade de ver se o post está ainda certinho, com tudo funcionando… enfim, é bem legal fazer isso 1 vez por semana, sem ser “chato” de ficar repetindo a todo instante posts.

      Quanto ao assunto, pois é… e digo mais: ele ganha um certo destaque ao-vivo na Maiden England 2012/2013, assunto que ainda devo por aqui…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

Trackbacks

  1. Os 14 maiores mascotes de bandas « Minuto HM
  2. Easter Eggs – DVD Rock In Rio 3 – Iron Maiden « Minuto HM
  3. Cobertura Minuto HM – Iron Maiden em Irvine, Califórnia, EUA – 09/agosto/2012 – parte 2: resenha « Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: