Discografia Van Halen – [CAPÍTULO 2]

{ Van Halen II – álbum 1979 }

Em menos de um ano após a publicação de Van Halen I, a banda já estava novamente no estúdio gravando seu segundo trabalho. Na verdade, diversas músicas deste novo trabalho já existiam antes mesmo do debute do primeiro disco do Van Halen, com algumas delas (Beatiful Girls, por exemplo) presentes no demo gravado por intermédio de Gene Simmons, como acompanhamos no Capítulo 1.

Não é por acaso que o trabalho foi intitulado Van Halen II, já que mantém exatamente a mesma linha do primeiro disco, o modo como a banda mostra seu talento e é claro, os momentos brilhantes de Eddie Van Halen como um gênio da guitarra.

Lineup:

David Lee Roth: Vocal

Eddie Van Halen: Guitarra e backing vocal

Michael Anthony: Baixo e backing vocal

Alex Van Halen: Bateria

Tracklist:

Faixa Título Compositor Duração
1 You’re No Good Ballard , Fuller* 03:17
2 Dance the Night Away Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 03:09
3 Somebody Get Me a Doctor Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 02:54
4 Bottoms Up! Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 03:06
5 Outta Love Again Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 02:53
6 Light Up the Sky Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 03:13
7 Spanish Fly Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 01:02
8 DOA Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 04:11
9 Women in Love… Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 04:09
10 Beautiful Girls Anthony , Roth , VanHalen , VanHalen 03:56

*Clint Ballard Jr. e Jesse Fuller: Compositores e autores de diversos hits de música pop e folk em meados de 1960. Fuller, morto em 1978, tem diversas músicas regravadas por Janis Joplin.

Assim como a fama e sucesso que o Van Halen vinha fazendo na mídia, dentre o próprio segmento musical (claro que em muito impulsionado pela técnica e qualidade de Eddie) as guitarras utilizadas pela banda rapidamente se tornaram objeto de desejo e admiração de muitos. Sempre utilizando o instrumento com uma cor sólida no corpo coberto por diversas tiras coloridas, as guitarras de Eddie faziam tanta fama quanto seus riffs.

A guitarra preta e amarela (conhecida como Bumble Bee), nas mãos de Eddie na capa traseira do álbum, foi enterrada junto com Dimebag Darrell (guitarrista americano conhecido por ser o fundador das bandas Pantera e Damageplan, assassinado a tiros no palco onde se apresentava em Ohio, EUA em 2004). No ano de sua morte, Darrell havia pedido a Eddie uma cópia desta guitarra que ilustra o Van Halen II. Após o incidente, Eddie ofereceu a original para ser enterrada junto ao guitarrista.

Avaliação:

Ótimo! Van Halen II consegue manter o altíssimo nível de seu predecessor em grande parte do trabalho, tarefa considerada impossível por diversos críticos, à época de seu lançamento.

Contando com apenas um cover, soando desta vez às vezes mais pesado e às vezes mais leve, afinal é justamente esta mistura de comportamentos que sempre fez com que o Van Halen ditasse a tendência e escrevesse a história do hard rock por suas próprias linhas.

O trabalho não conta com nenhuma música ruim e pelo contrário, destaques para Dance the Night Away e Beatiful Girls, criadas com melodia empolgante e a guitarra genial de Eddie.

Spanish Fly é a faixa que desta vez resume os experimentos de Eddie, na forma de uma troca temporária de guitarra por violão, a única clara diferença entre o trabalho que foi feito no disco anterior. E não que isto tenha sido ruim, muito pelo contrário, o resultado é magnífico.

Impossível não dizer que este também é um dos melhores discos de hard rock já feitos!

Premiações:

VH II, como é popularmente conhecido, alcançou a sexta posição na Billboard americana de 1979, já os singles Dance the Night Away e Beautiful Girls ficaram respectivamente na 15ª e 84ª posição, respectivamente.

Para seu iPod:

Avaliação do álbum: 4 estrelas ( * * * * )

Você JÁ ouviu: Dance the Night Away;

Ouça também: Spanish Fly; Women in Love; Beautiful Girls

Assim como o VH I, ao ouvir, mais faixas serão adicionadas na sua sessão pessoal de ‘Para seu iPod’.

[ ]’s

Julio



Categorias:Artistas, Covers / Tributos, Curiosidades, Discografias, Instrumentos, Músicas, Pantera, Resenhas, Van Halen

15 respostas

  1. O álbum é um digno sucessor do Vh 1, muitos até consideram este melhor que o primeiro, não é meu caso.
    Este trabalho também tem a consistência de praticamente todas as músicas serem boas, desde a cover You’re no Good, os hits Somebody Get me a Doctor e principalmente Dance the night away , a soberba instrumental Spanish Fly,outro momento de Eddie VH de cair o queixo, desta vez desplugado até a engraçadinha Beautiful Girls, que tem mais a cara de Dave Lee Roth, e o que ele faria depois em sua carreira-solo.
    A minha predileção vai para a recomendada Women in Love, uma música menos conhecida mas que traz uma harmonia magistralmente conduzida por Eddie e Dave, e feita tendo com tema uma ex-namorada de Lee Roth, que teve na ocasião um affair com outra mulher.
    O post está ótimo, como tudo que tenho lido aqui a cargo do Julio, espero com ansiedade a continuaçõa desta espetacular série .

    Alexandre Bside

    Curtir

  2. Julião, o post está excelente e confesso que já estava sentindo falta de suas aparições e registros por aqui, hehehe.

    Um disco que marca, como você disse, a história da música e do que podemos chamar de hard rock hoje. Sem dúvida, músicas que poderiam ter sido lançadas à época do primeirão, em formato de álbum duplo. “Magicamente” trabalhadas, é impressionante o trabalho geral, mas com destaque a dupla Eddie / Roth, com músicas de duração curtas, o que acho outra curiosidade.

    Muito legal também a curiosidade sobre Eddie dando a guitarra original para o enterro de Dimebag, após a covardia que aconteceu naquele triste e revoltante noite. Parabéns por tê-la trazido aqui.

    Já o comentário do B-Side acima ajuda a deixar ainda mais completo o post. Vou atrás de algumas músicas que, em coletâneas de VH por aí, não figuram mas que, com a indicação de vocês, preciso dar uma atenção maior.

    Parabéns, novamente, e a “baba” pelo próximo capítulo já começou a cair, hehehe.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  3. ouvi este cd um tempinho atras e achei bom..

    nada de extraordinario, mas bom..

    a faixa spanish fly achei meio chatinha, mas o resto do album é bem legal..

    o ruim dos primeiros 4 cds da banda é q eles são muito curtos, uns 30 minutos cada..

    mas sua resenha ta bem legal

    parabens..

    enquanto vc continuar fazendo eu vou continuar lendo..

    Curtir

  4. O album é ótimo, embora eu prefira o VH I. Desse gosto muito das recomendadas, exceto Beautiful Girl, que é boazinha, e You´re no good é uma das mais mais tb.
    A resenha esta impecável again….

    Curtir

  5. Caraca brother, cara gosto de todos discos da era David Lee Roth, todos mesmo, todas pra minhas tem músicas memoráveis…
    pra mim o Van Halen morreu em 84 com a saída de Diamond Dave…
    mas renasce agora!!!
    Van Halen é gênio!!!!

    Curtir

  6. Álbum excelente que não pode ficar de fora de nenhuma discografia de rock juntamente com seu antecessor é a dupla de ouro do VH. Conheço a banda desde o início dos anos 80. Os caras são ícones do hard rock com excelentes músicos. A fase Samy não me atrai muito. Acho que a influência mais pop tirou o peso da banda.
    Parabéns pelo post.
    Claudio

    Curtir

Trackbacks

  1. Discografia Van Halen – [CAPÍTULO 3] « Minuto HM
  2. O famigerado post dos vinis « Minuto HM
  3. Tentando escrever sobre importância ou influência de Eddie Van Halen | Minuto HM
  4. Cobertura Minuto HM – Van Halen em Chicago (EUA) – parte 5 (resenha): o sonho realizado | Minuto HM
  5. 25º Podcast Minuto HM – 07/outubro/2016 – Minuto HM
  6. 26º Podcast Minuto HM – 16/dezembro/2016 – Minuto HM
  7. Discografia Van Halen – [CAPÍTULO 14] – Minuto HM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: