Galera,
fechando a primeira série de pesquisas que iniciamos (e explicamos a metodologia) aqui, apresento abaixo os resultados das 3 pesquisas eliminatórias que fizemos das músicas do álbum “Ritchie Blackmore’s Rainbow”.
Cada pesquisa eliminou um grupo de músicas “menos” favoritas, até chegarmos na grande vencedora.
Na pesquisa 17, todas as músicas dos álbuns estavam listadas para que 4 fossem “limadas”. Os resultados foram:
Assim, as 4 músicas mais votadas como “menos” prediletas foram eliminadas. Se a pesquisa parasse por aí, teríamos que esperar pelo menos mais um voto para desempatarmos “Catch The Rainbow” e “The Temple Of The King”…
Clique aqui para ver a etapa 1 e os comentários que foram feitos.
A pesquisa 18 ficou com 5 músicas do álbum para que mais 3 fossem eliminadas e uma final fosse feita. Os resultados desta etapa estão apresentados abaixo:
Desta vez, “The Temple Of The King” recebeu apenas 2 votos, indicando que seria a grande campeã na “final” contra sua “rival” desde a primeira etapa…
Clique aqui para ver a etapa 2 e os comentários que foram feitos.
Veio a final com a pesquisa 19. Para muitos (eu no meio), uma “barbada”. Mas…
“Catch The Rainbow” foi a menos votada e, assim, sagrou-se a “campeã” como melhor música do disco de 1975!
Clique aqui para ver a etapa 3 (final) e os comentários que foram feitos.
Desta forma, a balada já está “classificada” para as etapas finais da brincadeira. Explico: quando tivermos a favorita de cada álbum, poderemos colocar em votação, usando estas vencedoras, para elegermos a melhor música da fase Rainbow ; a melhor da fase Sabbath e a melhor da fase solo. E, por que não, a melhor música cantada por Dio, em uma grande final das finais!
Para isso, continuem votando por aqui! A pesquisa de número 20 já está disponível e, desta vez, eliminaremos em 2 etapas (e com muita dor) as músicas do segundo álbum: o excepcional, o monstruoso Rising. Assim, vamos lá: chorem, sintam a angústia corroendo sua alma, mas eliminem 4 músicas deste excelente disco. Valendo!
Fiquem abaixo com a grande vencedora:
Obs.: ao final de cada série de pesquisas de um determinado disco, há uma (bela) surpresa a ser publicada aqui no blog e que vai complementar cada álbum. Curiosos? Aguardem!
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Categorias:Covers / Tributos, Curiosidades, DIO, Discografias, Músicas, Pesquisas, Rainbow, Scorpions




39º Podcast Minuto HM – 29/novembro/2019
O matemágico Eduardo fazendo esta excelente sumarização da pesquisa. Aliás a vencedora é merecedora, embora eu preferisse a outra finalista.
O álbum de “estreia” do Dio em nosso universo ainda carecia de uma pegada (não é Rolf), mas já apontava o caminho brilhante do baixinho.
Vamos para o próximo – o Rising- com a votação já aberta..
Abraços
Flavio
CurtirCurtir
Que isso, Remote… que isso…
Também acho que as duas merecem, e minha predileção também fica pela segunda colocada.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Quando vi na Poll # 19 que “Man on the Silver Mountain” não era mais finalista fiquei chocado!
Foi então que dentre as duas finalistas, na minha cabeça era uma ‘barbada’.
Resultado divulgado e… segundo revertério.
Aliás, fazendo o propósito do Minuto HM brilhar: “Catch the Rainbow” tem 1 estrela no meu iPod, configurando uma das quatro descartadas logo na Poll inicial.
Heheheh, incrível o maravilhoso mundo da música não?
[ ]’s
Julio
CurtirCurtir
Julio, por mim, Man On The Silver Mountain também não seria eliminada tão rapidamente, não… mas para você ver como são as coisas, né? Hehehehe. E agora, com o álbum Rising em votação, a “dor” das eliminações é ainda maior! Apesar de acreditar cegamente que Stargazer será a campeã com MENOS votos, ela já teve surpreendentes DOIS votos. Hahahaha…
Fico imaginando quando chegarmos nas finais das finais, ou seja, as melhores de cada álbum… vai ser cada pontada no coração que nem te falo, viu… hahahaha.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Julio e Eduardo – Man on the silver é um clássico, mas não está na sua melhor forma neste album. As gravações ao vivo tanto no Rainbow, quanto na fase solo do DIO são bem superiores. O que acontece com Catch the Rainbow é parecido, apesar de gostar da versão do disco, a versão no antológico On Stage é bem superior. Quanto a Temple of the king – considero a melhor versão neste disco. Mas é como o Ale falou: o resultado não se discute – temos que acatar a maioria.
Abraços
FR
CurtirCurtir
Remote, concordo que MotSM não está em sua melhor forma aqui, o que veríamos ao-vivo é realmente melhor mas, mesmo assim, gosto da versão desta versão… enfim, puro gosto falando agora!
Meu ponto é que ela poderia ter durado mais um pouquinho nas pesquisas, hehehe…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Antes de tudo, parabéns pelo trabalho estatístico, de muita qualidade mesmo.
A votação seguiu com várias surpresas , a começar pela votação macica na primeira fase nas músicas Snake Charmer e Self Portrait . Essa foi até escolhida pela banda para ser tocada na pequena turnê do Rainbow no mesmo ano, e ficou em segundo lugar entre as mais limadas, vejam só….
Na segunda semana, e com a minha ajuda, entre as eliminadas ficou o principal single do álbum, Man on the Silver Mountain. Estabeleci como critério para votar a diferença as versões ao vivo, com uma formação mais clássica e repleta de decibéis a mais , assim tanto esta Man… quanto Still I’m Sad, eliminada na primeira fase, não são comparáveis aqui às versões do On Stage. Talvez um pouco melhor esteja Sixteen Century Greensleeves, mesmo que também considere a versão ao vivo superior.
Na finalíssima , uma outra surpresa, face The Temple of the King ter sido muito pouco votada nas outras etapas. Também votei em Catch the Rainbow, que embora esteja belíssima em estúdio, tem novamente sua versão definitiva nos mais de 15 minutos da versão do On Stage, sempre em minha opinião. Mas entendo que a música, pelo fato de ser mais conhecida, acabou vencendo na reta final.
Não acredito que seja páreo quando concorrer com as demais do Rainbow.
Mas é merecida a vitória, por que trata-se de uma excelente canção , tanto ao vivo quanto em estúdio.
E eu, como Bside, já acumulo uma derrota na minha predileção, vamos ver quantas serão….
Alexandre Bside
CurtirCurtir
B-Side, obrigado pelas palavras e concordo que Catch The Rainbow terá poucas chances de vitória quando colocá-la lá na frente em uma fase final com as demais do Rainbow… a vontade é grande de já projetar estas finais, não? Mas ainda é MUITO cedo para isso e tenho certeza que você, como B-Side, ainda sentirá muitas dores nestas votações… 🙂
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir
Curioso que todos que comentaram aqui, votaram pra eliminar Catch The Rainbow,inclusive eu,hehehe
Cadê o pessoal que votou em Temple Of The King?
Vamos lã, galera! Revelem-se 🙂
CurtirCurtir
Senti um pequeno tom de revolta da Suellen com o resultado final….
Alexandre Bside
CurtirCurtir
Com essa minha revolta toda parece até q eu odeio Catch The Rainbow, o que seria um absurdo!! 🙂
É que acho Catch The Raibow uma música meio triste, apesar de belíssima. Especialmente depois da morte do Dio, passei a ter uma interpretação diferente da letra….
E tambem concordo que a versão ao vivo é bem melhor do que a de estúdio.
Já Temple Of The King, além de ser mais divertida, me passa uma mensagem mais otimista. Sendo assim, no conjunto letra + música, na minha opinião, Temple Of The King é a campeã 🙂
CurtirCurtir
Ah se Stargazer perder…..
CurtirCurtir
Não creio ser possível… não dá…
[ ] ‘ s,
Eduardo.
CurtirCurtir