Discografia Scorpions – [CAPÍTULO 25]

{ Comeblack– álbum e tour: 2011 }

N.R: Antes de começar propriamente este retorno à discografia da banda Scorpions, venho neste instante justificar este recomeço. Esta (e provavelmente a discografia do Van Halen também) voltam a partir deste ano de 2017 simplesmente para que possamos cumprir o dever de não deixar um trabalho primoroso desenvolvido pelo Julio sem continuação. Mais do que isso, este material deixado pelo autor original é uma autêntica “bíblia” para aqueles que querem conhecer mais desses alemães. Deixá-lo incompleto seria uma lástima. Assim, atendendo a um pedido do Eduardo, resolvi encarar o desafio de completar a discografia do Scorpions (e continuar a do Van Halen) com a plena certeza de que isto estaria muito melhor nas mãos do autor original, mas já que o Julio não se encontra, infelizmente, com possibilidades de dar sequência, que eu consiga atingir um mínimo para manter algo da qualidade da parte inicial e seus maravilhosos 24 capítulos.

Deixando a questão em si de lado e voltando à 2011, a banda resolveu, após ótima repercussão de álbum e tour da então despedida, fazer parte da grande estatística de bandas que anunciam a Farewell Tour para então atacar um “comeback”. E está justamente aí a razão deste Comeblack, uma compilação de regravações de boa parte de seus maiores sucessos atrelados à covers executado na parte final do álbum.

comeblack

O  lineup da banda manteve-se como na então suposta Farewell Tour.

Lineup:

Klaus Meine: Vocal

Matthias Jabs: Guitarra, backing vocal

Rudolph Schenker: Guitarra-base, backing vocal

Pawel Maciwoda: Baixo, backing vocal

James Kottak: Bateria, percussão

Faixa Título Compositor Duração
1 Rhythm of Love Meine, Schenker 3:39
2 No One Like You Meine, Schenker 4:06
3 The Zoo Meine, Schenker 5:38
4 Rock You Like a Hurricane Meine, Schenker, Herman Rarebell 5:14
5 Blackout Meine, Schenker, Rarebell, Sonja Kittelsen 3:48
6 Wind of Change Meine 5:08
7 Still Loving You ( Rock Version) Meine, Schenker 6:43
8 Tainted Love Ed Cobb – From Gloria Jones or Soft Cell 3:28
9 Children of Revolution Marc Bolan – From T.Rex 3:33
10 Across The Universe John Lennon, Paul McCartney – From The Beatles 3:17
11 Tin Soldier Steve Marriot, Ronnie Lane – From Small Faces 3:15
12 All Day and All of the Night Ray Davies – The Kinks 3:16
13 Ruby Tuesday Mick Jagger, Keith Richards – From The Rolling Stones 3:55

A versão japonesa do álbum conta ainda com as regravações em formato bônus de Big City Nights e Still Loving You (com a participação da cantora francesa Amandine Bourgeois), além da versão cover de Shape of Things (The Yardbirds).

Tour:

A turnê do retorno da banda alemã chamou-se Final Sting World Tour e durou até o fim de 2012. Durante 2013 e 2014 novos shows se seguiram, desta vez através de uma turnê intitulada Rock’n’Roll Forever Tour. Apenas Tainted Love foi tocada entre as covers, e mesmos assim apenas 2 vezes durante os quase 150 shows que a banda fez no período.

foto-1

De resto, um repertório recheado de clássicos que por vez ou outra incluía músicas menos esperadas, como When The Smoke is Going Down, You and I ou Another Peace of Meat, por exemplo. 

A banda voltou ao Brasil em 2012, para três shows, com cobertura do Minuto HM.

Avaliação:

Comeblack atinge o propósito principal, que é fazer a banda não deixar a peteca pensar em cair, retornar suas atividades e assim chamar a atenção dos fãs para seu “comeback”. Não há grandes novidades nos remakes, um ou outro detalhe que vai chamar a atenção do fã mais atento. Posso citar a versão de Still Loving You como talvez a que mais tenha algo de diferente, em virtude do final que não segue o fade-out da versão original. No mais, há alguma atualização de sonoridade, muito em função do atual formato de gravação e a tecnologia recentemente empregada. Nas covers, há o estilo Scorpions em todas as escolhas. Ressaltam-se a ótima voz de Meine, as competentes guitarras e o som mais encorpado e mais recheados de “drives” do que a grande maioria das versões originais dos homenageados pelos alemães.  

foto-2

Premiações:

O álbum atingiu a posição 90 da top 200 da Billboard.

Para seu iPod:

Avaliação do álbum: 3 estrelas ( * * * )

Ouça: Still Loving You (Rock Version), Tainted Love, Across The Universe e Ruby Tuesday.

[ ]’s

Alexandre Bside

Edição: Eduardo.



Categories: Artistas, Covers / Tributos, Curiosidades, Discografias, Músicas, Resenhas, Rolling Stones, Scorpions, The Beatles

4 replies

  1. B side muito obrigado por nao deixar o legado dessa discografia ficar de for a
    Excelente post
    Esse registro esta disponível nas ferramentas de streaming e a versão de SLY não me agradou. Eventualmente eu gosto de ouvir essa musica por que me remete a minha infância e a versão original do estúdio do LaFS (melhor álbum do Scorpions na minha opinião) segue melhor
    Muito obrigado, B side

    Like

  2. Valeu, Rolf. A intenção é puramente esta, deixar como um legado a discografia completa. Ainda que eu não tenha tanto conhecimento quanto o Julio, tentei fazer algo que foi digno do que já publicado. A versão de Still Loving You é correta pra mim, poucas mudanças , a não ser pelo fim sem fade-out. Se você quer ficar indignado, ouça a versão bônus, com a cantora francesa. Ali, é ladeira abaixo, e um desrespeito com a faixa original, do ótimo Love at First Sting.
    Em breve, teremos um provisório último capítulo, pois deste próximo em diante precisamos entender o que a banda pretende. Mas ainda haverá este último capítulo, não pretendo demorar a publicar.

    Alexandre

    Like

  3. Excelente o B-side retomando a discografia. Já verificando aqui, tenho que “adquirir” este, pelo menos para comparar a avaliação. O playlist já ajuda e muito, como sempre tem algo a retocar, há um Rolling Stones para fechar, o que traz duas vantagens: é a última, o pulo pode ser inevitável, é o Scorpions, deve ter ficado melhor….

    Like

Trackbacks

  1. Discografia Scorpions – [CAPÍTULO 26] – Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: