Análise das 500 mais votadas da Kiss FM em 2021

Demorou, mas chegou! Ou melhor, demorei!

Juro que tentei repetir a análise em Janeiro, mas não consegui encontrar a planilha. Agora, em Março, descobri que a planilha foi colocada na tranqueira do Instagram, lugar que não frequento.

E antes de começar, deixa eu copiar um parágrafo do post da análise de 2020: isso aqui não é uma crítica com relação às músicas ou aos grupos votados ou deixados de lado no programa anual produzido pela rádio KISS FM. Também não é uma crítica à emissora, que hoje é um dos poucos meios de comunicação que se dedicam a um estilo que nunca foi comercial em nosso país, independente do que ela toca ou deixa de tocar.

Agora sim, vamos aos números e a uma breve análise:

– 194 foram os artistas contemplados nas 500 músicas mais votadas. 22 há mais que no ano passado, onde tivemos 172! Importante destacar que alguns artistas acabam por se repetir, já que eles possuem carreira solo. São casos como Bruce Dickinson, Phil Collins, Peter Gabriel, Morrisey e Joey Ramone, por exemplo, que tem contabilização apartada de suas conhecidas bandas Iron Maiden, Genesis, The Smiths e The Ramones. Temos outros artistas aqui nessa situação – eu só mencionei alguns, de exemplo! E sim, eu praticamente quase copiei outro parágrafo na íntegra.

– 110 artistas tiveram uma única música colocada na lista e outro 25 artistas tiveram duas músicas colocadas na lista. Pela matemática, então, 59 bandas contribuem com três ou mais canções, o que concentra o número de artistas que se repetem de uma maneira expressiva – 59 bandas é muito pouco para um vocabulário musical amplo, pois a diferença para o ano passado foi um aumento de 4 bandas com mais de três canções. Podemos perceber que nesse ano tivemos uma maior quantidade de bandas, mas não podemos somente com isso dizer que houve expansão de vocabulário musical, já que o que ouvimos na maioria das vezes é um desfile de hits.

– Somente seis bandas emplacaram canções com dois dígitos: The Beatles e Led Zeppelin (ambos com 13), Queen (11), AC/DC, The Rolling Stones e Black Sabbath (ambos com 10). Aqui sim nós tivemos uma grande diferença com relação ao ano passado, que colocou KISS, U2, Pearl Jam e Aerosmith dentro desse ranking, além do Van Halen, que morreu no ano de 2020. E agora sim podemos comprovar que a morte do guitarrista foi fundamental na votação do ano passado, que tinha marcado 18 canções em 2020, contra 6 em 2021.

– Tivemos uma banda brasileira no ranking: o Armored Dawn, com o hit mainstream “Ragnarok”! Pára que eu quero descer! Artistas como Raul Seixas, Rita Lee, Sepultura, Dr. Sin e Angra não apareceram, o que comprova que os meios de comunicação em massa, quando querem fazer lavagem cerebral, conseguem! Sim, eu queria muito uma banda brasileira nessa lista, mas uma que mereça! Qual é a história do Armored Dawn frente a todas essas outras que mencionei?! Ou melhor, qual era a história, porque eles foram fundados em 2014 e acabaram em 2021, já que o líder da banda era um dos sócios-fundadores da empresa Prevent Senior, que foi investigada na CPI da Covid-19.

– Quanto à parte de novidades, que é uma das coisas pelas quais me interesso, também foi um fiasco. Pegando os anos mais recentes, em termos de lançamento, tivemos “Armored Dawn” e “Blink-182” com canções de 2019, “The Struts” e “AC/DC” com canções de 2018, “Greta Van Fleet” em 2017, “Ghost” em 2016, 2015 e 2013 e “Disturbed” em 2015. A banda mais “nova” aqui é o Armored Dawn (ou melhor, era, como colocado no parágrafo acima).

Bora ver as 10 mais votadas?

10 – THE DOORS – LIGHT MY FIRE
9 – QUEEN – WE ARE THE CHAMPIONS
8 – THE BEATLES – HELP!
7 – IRON MAIDEN – NUMBER OF THE BEAST
6 – THE ROLLING STONES – (I CAN’T GET NO) SATISFACTION
5 – GUNS N’ ROSES – SWEET CHILD O’ MINE
4 – LED ZEPPELIN – STAIRWAY TO HEAVEN
3 – QUEEN – BOHEMIAN RHAPSODY
2 – METALLICA – ONE
1 – PINK FLOYD – THE HAPPIEST DAYS OF OUR LIVES / ANOTHER BRICK IN THE WALL (PARTS I, II & III)

– Quanto ao Top 10, o Queen emplacou duas músicas nesse ranking, sendo que tanto ele quanto o MetallicA mantiveram a prata e o bronze – mesma posição em 2021. A outra música que se manteve, ganhando duas posições com relação ao ano passado foi um dos hinos do Iron Maiden.

– Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de que em 2021 perdemos Charlie Watts, mas o Rolling Stones não teve um salto nas votações, como houve com o Van Halen. Pode ser que haja uma maior relevância pelo nome do guitarrista, mas pessoalmente não acredito que tenha sito isso. Teorias à parte, é algo que não dá para chegar em nenhuma conclusão, a não ser pelos números que temos da votação.

Pretendo continuar fazendo essa análise nos próximos anos. Me coloque nos comentários se você acha interessante criar algum indicador ou quer que algum parâmetro em específico seja analisado.

Ah, e o Manowar teve 1 voto, e nem foi com música do Battle Hymns. Diz aí Remote: sem moral né!

Beijo nas crianças!
Kelsei



Categorias:Curiosidades, Músicas, Resenhas

3 respostas

  1. Kelsei – excelente e detalhada análise, assim como foi a anterior. Valeu!

    Eu também prestigio dentro do possível o máximo de audição, é legal pelo fator “surpresa da próxima”, independente do fator ranking, e dentro das 500, é difícil vir algo “ruim” – talvez não da predileção, mas normalmente, não é música ruim mesmo – e, claro, quanto mais avança, melhor.

    Aproveitando o ensejo do post, e não que já não tenha já trazido, deixo um reforço ao pessoal da Kiss FM…

    1) Parem de cortar os finais das músicas.
    2) Parem com aquela vinhetinha “Kiss”, “Kiss” durante as falas dos locutores, a todo instante. Irrita tanto que eu tiro…

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

  2. O fechamento com a menção do Manowar com o Remote foi sensacional………excelente análise

    Curtir

  3. Aqui no Rio não temos uma rádio como essa.
    Então, ainda que haja algumas contras, ter a KISS no seu fm é um bônus que compensa, e muito.
    A análise é alem de tudo muito divertida.
    E mencionar a KISS fm no blog me parece algo muito justo. Eu lembro com saudade da Fluminense Fm, em especial programas como o Guitarras.

    Parabéns, Kelsei

    Curtir

Leave a Reply

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: