Bom, sente-se que lá vem história…
O famigerado – e nem está no post em questão. O desejado. O raro, raríssimo, limitadíssimo, imitadíssimo. Aquele que tem zilhares de versões alternativas. O caro para #$#$#$@. Aquele que tem milhares de curiosidades e histórias já contadas no Minuto HM aqui e aqui. The one and only “The Soundhouse Tapes”, dos desconhecidos do Iron Maiden que tocaram no Ruskin Arms, Cart & Horses e outros pubs do underground da zona leste londrina na segunda metade da década de 1970…
Bom, se pensarmos na ORIGEM da culpa, podemos atribuir a dois fatos – o primeiro, deste que vos escreve ter nascido louco e o segundo, o Remote, que me ajudou a (re)iniciar minha coleção de discos há cerca de 4 anos atrás… e aí, temos também o fato de existir o maldito fantástico Discogs, a “Disney do marketplaces da música” e “onde todos os sonhos são possíveis de serem realizados” – e este post é mais uma prova disso.
Apesar de já conhecer o Discogs há alguns anos, foi só em 2020, no auge da pandemia, que resolvi criar minha conta lá. E o que fiz, de imediato? Lá fui eu colocar no wishlist, de cara, o EP aqui em questão. Raríssimo de achar disponível, mas sempre há um ou outro aparecendo por lá. Os preços são exorbitantes e surreais, mas como bem disse o Kelsei, não se trata de um álbum / disco / EP, “é um pedaço da história”. Sim, um item de museu.
Ao longo destes anos, apareceram algumas opções, inclusive alguns “espertinhos” vendendo cópias falsas, e outros que não tinham maldade, mas não conheciam todos os detalhes de como reconhecer o original. Lembro que cheguei a avançar em uma conversa com um deles, e o vendedor corretamente removeu o item após ter entendido que se tratava de uma cópia não original.
Eis que no início de 04/junho/2023, entra um de um vendedor da Inglaterra, muito bem avaliado. Deixo o link da página dele aqui, afinal, nada melhor que se trabalhar com alguém que é honesto e merece. Para minha surpresa e estranheza inicial, o preço do item dele anunciado estava menos da metade do que se vê normalmente, e com opção de enviar uma oferta. Mas as fotos estava legais, a descrição parecia bastante coerente, então o busquei por mensagens, pedindo mais informações e fotos. Prontamente, ele respondeu com as maravilhas de fotos que deixo abaixo, informando, de maneira correta, para eu ter atenção que:
- Há um selo na capa que ele nunca quis tirar
- O fundo na capa estava aberto (sinal do tempo), e que há risco de abrir ainda mais e o álbum “escorregar” por ali
- O EP em si tinha sinais superficiais de agulha, mas que tocava sem problemas e, ainda,
- Que ele tinha feito avaliação com dois especialistas confirmando a originalidade do item.





O que eu fiz? Primeiro, abri um sorriso. Segundo, mandei aos verdadeiros amigos especialistas em Iron Maiden: os senhores José Paulo, o único também que conhecia no país proprietário de um deles (JP, “é nóis” e no máximo outros 4.998 proprietários no mundo) e Kelsei. O JP, gentilmente, confirmou a originalidade caso as fotos, claro, também fossem verdadeiras, idem Kelsei.
Papo foi, papo veio, e 13 dias depois, reduzindo cerca de 6% do preço, fiz a oferta ao vendedor, que prontamente o aceitou. Aqui fica a dica para quem também se aventurar: compre sempre pelo Discogs com PayPal, que oferece seguro ao comprador. E assim o fiz. Veio então a discussão de como enviar, o seguro que o vendedor queria fazer (o que me ajudou a ter ainda mais confiança na delicada transação). Mais conversas e alinhamentos, e a confiança e boa relação com o Sean foi crescendo.
Pagamento realizado – e, sim, apesar do preço menor, nunca imaginei me comprando um item que deveria estar no Louvre, Prado, ou melhor, no lindíssimo British Museum, e 2-3 dias depois, o tracking number estava em mãos. Cerca de uma semana depois, o item chegou em Curitiba e depois de cerca de 10 dias, o “bichão” estava em em sua nova casa, onde pretendo que permaneça até levá-lo ao túmulo abraçado :-).
Ligações de agradecimentos feitos ao JP e Kelsei, demorei ainda alguns dias para executá-lo. Enquanto isso, peguei um EP da Madonna que recebi de brinde em uma das compras internacionais também no Discogs, e fui até a vidraçaria para pensar em como uma peça de museu seria exposta. O rapaz me deu boas ideias que ainda porei em prática. De momento, fiz uma base em acrílico com uma tampa de fundo falso para facilitar o acesso ao álbum e, assim, expor o dito-cujo no espaço que tenho em casa para ouvir um som. A ideia futuro é fazer uma base em madeira, uma plaquinha em metal no padrão memorabilia de itens do Hard Rock Cafe e uma tampa em vidro, iluminado por pequenos “holofotes” em led sem que arrisque prejudicar a capa e principalmente o álbum… mas, enquanto isso, deixo as fotos do álbum já em casa e com o “display” feito, e uma foto da conversa na loja de acrílico…







Bom, falei, falei, mas que tal agora partirmos para a audição? Nada melhor do que sentar-se abrir um bom vinho, whisky, cerveja, leite morno com canela, água da torneira, o que você quiser: ladies & gents, assim começava a trajetória deste ícone do heavy metal mundial:
Up The Irons! Maiden rules!
[ ] ‘s,
Eduardo.
Categorias:Curiosidades, Discografias, Iron Maiden, Músicas, Resenhas
Discografia Bruce Dickinson – Episódio 01: 1990 – Tattooed Millionaire
Discografia Iron Maiden – Episódio 17: The Book Of Souls
Cobertura 17º álbum estúdio do Maiden – parte 2 – Senjutsu: vai sair o novo álbum!
Discografia Iron Maiden – Episódio 16: The Final Frontier
Presidente, cara, bicho, fantástico esse registro. Prowler tem umas nuances maravilhosas. Bela aquisição. Sensacional!!!!! Não sabia da raridade da bolacha! Privilégio! Muito obrigado pelo vídeo
CurtirCurtir
AS DUAS MÃOS NO PEITO AGORA!
Um pedaço da história da música, de uma das bandas que colocou o Heavy Metal sob holofotes mundiais e escreveu seu nome em letras maiúsculas!
5000 unidades produzidas e 2 estão com membros da Minuto HM (nem sabemos se algumas foram destruídas pelo caminho). Há alguns anos atrás eu achei um original por 12 mil, não tinha condições nenhuma na época (não que hoje eu tenha). O preço que você pagou é algo invejável.
Sensacional isso aqui!
CurtirCurtir