Coletiva de Imprensa: Landscape Revolution, do AcllA (Whiplash + Minuto HM)

Fala, galera,

no final da semana passada, estive em contato frequente com João Paulo Andrade, o JPA, fundador do Whiplash, que estava por São Paulo.

Entre algumas tentativas de encontro, finalmente conseguimos nos conhecer na tarde de ontem, após o gentil convite feito para um evento fechado à imprensa paulistana quanto ao lançamento do Landscape Revolution, da banda AcllA. Mesmo tendo que fazer uma verdadeira via sacra, confirmei a minha presença, nesta primeira cobertura de imprensa do Minuto HM!

Cheguei no Creative Studios as 15h40 onde, desde este primeiro momento, fui muito bem recebido tanto pela organização quanto pelo próprio vocalista da banda, o Tato. Fui o primeiro a chegar e, após uma rápida volta no quarteirão para estacionar meu carro no próprio estúdio, entrei e já dei de cara com o JPA e outros colegas de imprensa.

João, fundador do Whiplash + Eduardo, criador do Minuto HM

João, fundador do Whiplash + Eduardo, criador do Minuto HM

Enquanto ainda nos conhecíamos, o pessoal foi gentilmente trazendo e organizando comes & bebes para o evento, sempre em um clima muito amistoso e pessoal (leia-se sem frescuras). Dei uma volta para conhecer as salas do estúdio e voltei para conversar com JPA e com todos que chegavam da imprensa e da própria banda.

Com JPA, conversei por quase 1 hora, então fica difícil tratar tudo por aqui. O Whiplash é, sem qualquer dúvida, simplesmente o maior portal de notícias quentes (e frias) sobre rock e metal da internet brasileira. Mesmo assim, JPA é uma pessoa extremamente simples e educada. Pessoas chegavam, se apresentavam, e ele perguntava algo como: “oi, eu sou o João, do site Whiplash… você conhece?”. A resposta? “WHIPLASH? Você é ‘o cara’ do Whiplash? Se eu conheço? Você está de brincadeira?”…

Falamos da história do Whiplash e do Minuto HM, onde pude contar desde o nosso listing de e-mails até o atual momento do blog. Do Minuto HM, meu “cartão de visitas” usado a todos foi a “Discografia Kiss“, conhecida por JPA.

A história do Whiplash se mistura com minha história de vida (e tenho certeza que com a de muitos de vocês). Existe desde os tempos de BBS, amigos… assim como eu, JPA foi um dos primeiros usuários do extinto provedor STI… era por lá que surgia os primeiros contatos, as primeiras trocas de arquivos, neste período pré-explosão da WWW no país.

Pude dar algumas sugestões ao Whiplash, como leitor desde 1996 e agora também contribuidor do site. Espero, JPA, ter ajudado!

Não posso deixar aqui de registrar um dos papos que acabou chamando a atenção de todos, quando perguntei ao JPA algo que sempre tive dúvidas: “Qual é a REAL origem do nome Whiplash? É a música do MetallicA? É a banda?”

Ele, sorridente, respondeu para mim: “O que você acha?”

Minha aposta (e a de todos presentes) era para uma homenagem à clássica faixa do disco de abertura do MetallicA.

Bom, e aí? Alguém sabe?

“Nem uma, nem outra”, respondeu JPA. É devido a música “I Love It Loud”, do Kiss!

Surpreso? Eu fiquei. Mas foi uma ótima surpresa… do excepcional disco “Creatures Of The Night” de 1982, ano do meu nascimento, sai este trecho da letra de uma música que conhecida até pelas nossas mães, logo em seu início…

Stand up, you don’t have to be afraid
Get down, love is like a hurricane
Street boy, no I never could be tamed, better believe it
Guilty till I’m proven innocent
Whiplash, heavy metal accident
Rock on, I wanna be the president, ‘co

Puxa… como nunca pensei nisso antes? E você aí, que também não… 🙂

Já sobre o Minuto HM, a grande “surpresa” foi quando o vocal Tato comentou comigo que já conhecia o blog…

Mas vamos lá… subimos a uma das salas do estúdio onde gentilmente recebemos um lindo kit especial da banda, composto por uma bolsa ecológica…

Eco-bag

Eco-bag

… e dentro da bolsa, mais itens sustentáveis, postura que a banda adotou como filosofia NA PRÁTICA: Press Release, camiseta e o CD “Landscape Revolution”. Confira pelas fotos e comentários abaixo (em todas as fotos, clique para ampliar):

Press Release: um resumo sobre a missão da banda

Press Release: um resumo sobre a missão da banda

O verso do Press Release mostra a trajetória dos membros do Aclla. Como vocês verão, não só eles já possuem muito espaço no cenário brasileiro, como também já trabalharam com grandes nomes do metal mundial. Por fim, a proposta "green" que permeia a banda.

O verso do Press Release mostra a trajetória dos membros do AcllA. Como vocês verão, não só eles já possuem muito espaço no cenário brasileiro, como também já trabalharam com grandes nomes do metal mundial. Por fim, a proposta "green" que permeia a banda.

Camiseta

Camiseta

Capa do CD Landscape Revolution, ecológico / reciclável (feito nos EUA) e tintas a base de óleo

Capa do CD Landscape Revolution, ecológico / reciclável (feito nos EUA) e tintas a base de óleo

O CD, gentilmente autografado pelos membros da banda. Detalhe para a bonita parte roxa que suporta o disco, de material de amido de batata

A primeira prensagem de 1000 cópias do CD, gentilmente autografado pelos membros da banda. Há também um bonito encarte ali, guardado. Detalhe para a bonita parte roxa que suporta o disco, de material de amido de batata.

O selo de lacre do CD. A banda tem, em sua essência de vida e abundantemente abordada em suas letras, o apelo sustentável neste crítico momento que a terra está com relação aos seus recursos e a forma que hoje abusamos deles.

O selo de lacre do CD. A banda tem, em sua essência de vida e abundantemente abordada em suas letras, o apelo sustentável neste crítico momento que a terra está com relação aos seus recursos e a forma que hoje abusamos deles.

Finalmente, a parte de trás do CD com a foto da banda

Finalmente, a parte de trás do CD com as músicas e foto da banda

No estúdio, tivemos o privilégio de ouvirmos o CD, que será oficialmente lançado amanhã, na íntegra. O que destaco (neste momento):

  • as duas primeiras faixas do álbum são verdadeiras porradas na sua cara. Um heavy metal de primeira linha, muito técnico, direto ao ponto, com todos os instrumentos se destacando. Inclusive, uma característica que notei ao longo de todo o disco, é que cada um tem espaço, e cada um tem momentos altos ao longo das músicas. “The Totem”, inclusive, está oficialmente disponível para download em caráter promocional de lançamento do álbum, aqui. Já “The Hidden Dawn” tem efeitos muito interessantes e um ótimo andamento.
  • “Under Twilight Skies” é uma música mais obscura. O resultado é muito interessante.
  • “Living For A Dream” possui um excelente solo de baixo no final da música e é outro destaque do álbum.

Conforme a própria descrição da banda, há alternâncias de estilo durante todo o disco, culminando em uma balada ao final, com “Sun N’ Moon”.

O resultado final é um heavy metal pronto para fazer com que a banda amplie horizontes. Neste carente cenário brasileiro, surge um novo expoente: AcllA.

A banda se apresentará no 1º Cosmu Live Show (Metal Festival), em São Paulo. Mais informações aqui.

Para mais informações de como reservar uma data para qualquer cidade do Brasil, basta entrar em contato através do e-mail contato@msmetalpress.com. Há ainda o site oficial da banda, onde se pode conhecer ainda mais o trabalho deles, ouvir mais faixas, ver agenda de shows, links para serviços de redes sociais, etc.

Termino o post com um slideshow de fotos do dia, inclusive durante a audição do “Landscape Revolution”:

This slideshow requires JavaScript.

Agradecimentos especiais ao JPA, ao Creative Studios e principalmente ao pessoal da AcllA. Sucesso, caras! E como disse ao Tato, já na saída no meu carro: “It’s A Long Way To The Top”… o resto vocês já sabem…

AcllA e, a direita, o presente suporte do Creative Studios

AcllA e, a direita, o presente suporte do Creative Studios

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: AcllA, Agenda do Patrãozinho, Curiosidades, Discografias, Entrevistas, Kiss, Músicas, MetallicA, Minuto HM, Off-topic / Misc, Resenhas, Sepultura

32 replies

  1. Parabens ao MHM e ao Whiplash – os dois pela iniciativa, pioneirismo, seriedade, humildade, consciência e pelo amor ao HM.
Vida Longa a todos que levam o HM a sério.


    Abraços

    Like

  2. Espetacular, Eduardo! Que possam surgir sempre novas fronteiras para você e o Minuto Hm, pois capacidade e competência é que não faltam!
    E muito interessante a origem do nome do (excelente) site whiplash…nunca ia imaginar que vinha do KISS…

    Like

  3. Excelente matéria!!! Fiquei muito interessado na banda e já baixei o promocional com as músicas The Totem e The Hidden Dawn. Neste momento estou escutando The Hidden Dawn e posso dizer que achei simplesmente fantástica!!! Está no patamar das melhores bandas brasileiras do estilo (se não estiver acima!) e agora vou escutar The Totem. Não vejo a hora de adquirir este album.
    Infelizmente após uma busca rápida pela internet (lojas Hellion e Die Hard), Myspace e website da banda, não localizei meio para adquirir o album. Já temos alguma forma de comprar diretamente da banda?

    Abraços!!!

    Like

  4. Acabo de ouvir The Totem….meu DEUS….a banda é MUITO BOA na minha opinião!!! Já serei presença garantida no dia 25/11 no Café Aurora!!!
    Abs

    Like

  5. Eduardo, meu amigo e presidente, eu estou sinceramente impressionado com o nível de profissionalismo dado a essa cobertura. Acho que esse post, o encontro com o JPA e todo o excelente post colocado é um divisor de aguas para o nosso MinutoHM. Acho que aqui fizemos uma cruzada razoavel de fronteira, entre algo que começou entre amigos, para algo sem dúvida nenhuma reconhecimdamente profissional. É claro que não se percebe só por este evento, mas todo o crescimento e estrutruração que o blog vem ganhando e vem experimentando ao longo do tempo. Cara, meus parabéns por tudo. Estou muito, muitissimo impressionado mesmo com a sua postura e forma com você vem conduzindo as coisas aqui. Nosso presidente merece todo o nosso reconhecimento. Aonde posso adquirir um material da Aclla? Se você referenciou bem, então merece nossa atenção

    Like

    • Caríssimo “Rolfístico Personagem”,

      fico lisonjeado com elogios oriundos de você… de verdade. Afinal, lembro sempre por aqui que o blog existe basicamente por você, o “centro” é você, pois foi assim que o listing de e-mails “Minuto HM” cresceu ao ponto de conhecermos outros grandes membros da família do metal e termos a “necessidade” de criarmos algo como o blog para organizarmos aquele rico material que ficava meio “perdido” em nossas caixas de e-mail…

      Aproveitando o momento, venho notando ultimamente um grande crescimento lateral do blog, seja através de novos recursos, seja através de novos membros que vamos conquistando dia-a-dia, meio que sem qualquer esforço, digamos, promocional. Simplesmente acontece!

      O encontro com JPA realmente foi muito bacana, uma pena ter sido marcado tão a curto prazo para não te envolver… afinal, trata-se de um site que acesso diariamente, sem exageros, metade da minha vida! Então, conhecer o fundador é realmente legal…

      Então, agradeço suas sinceras palavras e quero reforçar que o intuito do blog continua o mesmo de sempre… o resto é consequência natural de se ter materiais normalmente tão bons em uma carente internet… digo internet pois vejo muito gente usando ferramentas de tradução para ler nossos posts e comentários, o que mostra o valor das coisas. Hoje nem tenho como acompanhar tudo de tão perto, procuro fazer o máximo, mas cresceu a um ponto de ser difícil acompanhar exatamente TUDO.

      Sobre a compra do CD, mais acima nos comentários você terá todos os detalhes. O site que lhe indico é o http://cosmu.com.br/site/perfil/perfil_inicio.php?codPerfil=1997 , onde você tem o e-mail aclla.promo@gmail.com . Se mesmo assim não der certo, me avise que a gente dá um jeito juntos…

      Finalizo agradecendo a todos… o Minuto HM é a nossa casa hoje em dia, nosso lar do metal… e que seja por muitos anos…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  6. Ae Eduardo!

    Acabo de pegar o cd direto com o Tato! Agora a melhor parte, escutar o petardo!!
    Faz uma força pra pintar lá no Café Aurora na quinta-feira…eu vou certeza…vai ser primeiro Aclla, depois Madgator e Reviolence fechando!!
    Vou tentar levar o Marcus e o Fernando (garcia80) mas não sei se vai dar certo. Eu estarei lá!

    Abraço!

    Like

    • Fala Zé, pô, que legal que você conseguiu sua cópia diretamente assim…

      Pode deixar, farei sim uma força, este mês de novembro está especialmente mais complicado para mim, mas se der certo, faremos uma bela noite metal, ainda mais contando também com os amigos Marcus Batera e Fernando.

      Fique a vontade para registrar por aqui suas impressões das músicas…

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  7. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  8. Este post do Minuto HM + cobertura do Clickcultural no orkut da banda AcllA:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=48447150&tid=5544288852190639725&start=1

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  9. Galera, com a entrada do Eloy para o Sepultura, ficou a dúvida se ele sairia do AcllA. A resposta chegou: não!

    http://whiplash.net/materias/news_845/142286-aclla.html

    Tive o privilégio de conhecer o trabalho dele de perto e é uma honra ver o prodígio na maior banda de metal do nosso país de todos os tempos…

    http://whiplash.net/materias/news_845/142286-aclla.html

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

  10. Caramba, desconhecia isso daí… valeu edu por me mostrar esta banda.
    Pelo que eu li aqui é uma banda com um conceito muito legal. bem interessante e totalmente fora da normalidade. Parabéns para eles e muito sucesso.

    Like

  11. Um vídeo fantástico com o J.P. – o do Whiplash, não do MHM – que mostra claramente características que quem o conhece pessoalmente notam rapidamente.

    Deixo um parabéns a ele por “enfrentar” o público é um agradecimento a este site que tanto faz parte de nós a tantos anos. Há de se entender que é necessário separar e respeitar estratégias que como empresário se tomam, como o site ter hoje matérias de fofocas e afins, e se respeitar quem luta de forma tão bonita pelo sonho se manter sempre vivo.

    Um grande parabéns ao J.P. e ao Whiplash.

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

    • Bem, eu vi pelo menos umas três vezes esse vídeo , a história é bastante emocionante, percebe-se claramente os objetivos do JPA desde o inicio da palestra e tudo é muito coerente com suas buscas.
      Independente do atual conceito do Whiplash, preocupado também em se manter nesta difícil empreitada dentro do universo Heavy-metal, só posso dar os parabéns pelo cara ter conseguido.
      A palestra não deve aos empresários guerreiros que se aventuram a dar as caras em um cenário que sempre foi tão complicado, hoje em dia mais ainda.
      Parabéns , JPA.
      Eduardo, obrigado por postar isso aqui.

      Alexandre

      Like

Trackbacks

  1. Cobertura Minuto HM – Paul McCartney em SP (show 1) – parte 6 (final) « Minuto HM
  2. Parceria com Aclla: e o vencedor(a) foi… « Minuto HM
  3. Parceria com AcllA sorteia um CD para membros do Minuto HM! « Minuto HM
  4. Cobertura Minuto HM – Whitesnake e Judas Priest em SP – parte 1 « Minuto HM
  5. Semana Minuto HM: concorra ao CD “Landscape Revolution”, do AcllA « Minuto HM
  6. Sorteio do CD do AcllA da Semana Minuto HM – 3º ano do blog: e o ganhador foi… « Minuto HM
  7. Matéria: confira como foi a festa de lançamento do debut da Aclla || MS METAL PRESS - Assessoria de Imprensa
  8. Cobertura Minuto HM – Kiss e Viper em SP – parte 2 (resenha) « Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: