Rádio Minuto HM: upgrade total – escute e participe onde estiver!

Desde que o blog recebeu seu maior upgrade nestes pouco mais de 4 anos de vida em termos de layout, muitas customizações aqui e ali estão sendo feitas. Algumas são mais visíveis; outras, não são tão visíveis, mas quando acionadas, são importantes – entre outros pequenos refinamentos.

Um dos recursos que o blog possui há quase 2 anos é a “Rádio Minuto HM”. Inaugurada com o propósito de compartilharmos playlists que pudessem inclusive serem curtidas em dispositivos mobile (celulares), a verdade é que o serviço nacional que adotamos na época pouco (para não dizer nada) evoluiu desde então (além do excesso de propagandas, quase inviabilizando encontrar o canal da nossa rádio por lá), diferente do mercado de tecnologia móvel, cada vez mais acessível e presente em nossas vidas.

Desta forma, era hora de partirmos para uma nova solução. As premissas iniciais foram as mesmas, com o desejo de agora funcionar em qualquer dispositivo (e também não apenas no Brasil) que você, nosso “ouvinte”, possa estar conectado no momento. Além disso, modernizar e descomplicar ao máximo. O serviço adotado, Grooveshark, traz isso e outros recursos muito interessantes – e já está tudo habilitado no menu superior do blog. Para quem já tem conta no Grooveshark e quer adicionar a conta do Minuto HM, basta clicar aqui.

A primeira coisa interessante é o serviço disponibilizar uma versão em Flash e outra em HTML5 (versão mobile). Traduzindo de maneira simples: a primeira versão é melhor se você quiser ouvir usando o computador; a segunda, mais leve, em seu smartphone / tablet. E, neste segundo caso, não é necessário a instalação de nenhum app: basta acessar o serviço no menu do blog e sair ouvindo – inclusive em background! É possível colocar uma música, todas ou organizar de acordo com a preferência.

Versão em Flash: interface completa e com muitos recursos sociais

Versão em Flash: interface do player é mais completa e com muitos recursos sociais

Versão mobile – tela da esquerda: é possível inclusive adicionar um atalho direto e/ou “favoritar” a conta do Minuto HM. Tela da direita: músicas em uma playlist – o smartphone “trata” a página como um player integrado ao sistema para ouvir inclusive em background.

Versão mobile: playlist funcionando em um tablet

Versão mobile: playlist funcionando em um tablet

Outro recurso que podemos explorar no futuro (talvez em nossos podcasts) é o “broadcast”: em tempo real, é possível fazer streaming de músicas para os ouvintes da nossa rádio. Durante o streaming, é ainda possível, por exemplo, interagir por chat; descobrir, compartilhar e “favoritar” músicas, escolher playlists e votar em músicas. Ou seja, a interação é bem abrangente.

Para começarmos em grande estilo, foi criada a playlist “Dio – vencedoras das pesquisas” – como o próprio nome sugere, tratam-se das vencedoras em suas respectivas etapas da série que fizemos para homenageá-lo.

Exemplos de outras ideias que poderão ser adicionadas ao longo do tempo: músicas dos discos que ouvimos para os podcasts ; seleção para os shows / festivais no país ; datas especiais / comemorativas – há espaço para criarmos muitas coisas e, claro, as sugestões de vocês são mais que bem-vindas. E que tal um dia para nos reunirmos para fazermos um Minuto HM ‘Metalcast’? 🙂

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Black Sabbath, DIO, Iron Maiden, MetallicA, Minuto HM, Rainbow

11 replies

  1. MinutoHM, está como diz o Rolf, partindo para profissionalização (no bom sentido do termo). Começando por seu layout agradabilissimo, agora com seus apps. Mais uma vez parabéns, Dudu. Incentivo o uso de todos que frequentam nossa casa e fiquem à vontade para escolherem o playlist de maior identificação. Desde que trouxe meu tablet não consigo me entender com o Google App (rs) mas tô curtindo muito nossos braços tecnológicos

    See U

    Daniel Junior

    Like

    • Daniel, valeu. Acho que é o caminho natural deste espaço, deixando claro, como você disse, no bom sentido da coisa. Todos que aqui contribuem facilitam o ambiente como um todo receber estes upgrades e fico feliz em poder proporcionar um espaço melhor a todos nós – mas as verdadeiras “ferramentas” são nossas palavras – e sempre serão.

      Sobre sua tablet, talvez a melhor opção seja você usar a versão mobile do link, e não a versão em Flash. A versão mobile deve rodar sem problemas no Chrome, por exemplo.

      Obrigado novamente!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  2. Excelente, Eduardo. Minuto cada vez melhor. O Groovesharck é excelente, tem música de vários artistas, interface simples e leve. E a versão mobile funciona melhor do que eu poderia esperar, funciona em background e ainda é possível controlar volume, pausar as musicas, pelo controle do fone de ouvido. Parabéns por mais este avanço no blog. Próximo passo: Minuto HM TV hahaha 😉

    Like

    • Su, obrigado e suas observações são parte da escolha desta solução – a versão mobile funciona realmente muito bem, pois o sistema operacional (neste seu caso, o iOS), consegue tratar os controles como algo “nativo”, ou seja, como você disse, até os controles do fone de ouvido funcionam, o que mostra a força do HTML5 também.

      O catálogo do Grooveshark é mesmo muito bom e também existe a possibilidade de upload de material.

      Sobre a Minuto HM TV – não confundir com a “TV Minuto” do metrô de SP, hehehe – quem sabe um dia? Minimamente, videocasts são de se considerar…

      Obrigado!

      [ ] ‘ s,

      Eduardo.

      Like

  3. Muito boa a novidade, precisamos incluir mais lists…

    Alexandre

    Like

  4. Novas playlists na Rádio Minuto HM como aquecimento para o Rock In Rio, dias 19 e 22/09.

    Abraços,

    Su

    Like

  5. Temporariamente também, criamos até uma página para indicações de serviços: https://minutohm.com/radio-mhm-buscando-novo-servico-online/

    [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

Trackbacks

  1. 13º Podcast Minuto HM – 02/agosto/2013 « Minuto HM
  2. Rádio MHM passa a ser Playlists no nosso canal no YouTube | Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: