Minuto HM – Retrospectiva 2015

Faltam poucas horas para a virada de ano, e que ano foi este de 2015 para este blog…

Montar restrospectivas é uma trabalheira danada… para trazer do jeito que está abaixo, é tudo manual. Mesmo assim, abaixo trago alguns dados que a própria plataforma que hospeda o blog traz (com algumas rápidas análises) e que gostaria de destacar:

  • Cerca de 125.000 acessos ao blog foram feitos no ano. Vale lembrar que atualmente não estamos fazendo qualquer tipo de divulgação em canais de massa, nem propagandas, nada – quando muito, são republicações em outros blogs / sites pelo mundo do nosso conteúdo;
  • O dia com mais acessos do blog foi 27/junho/2015, com a resenha da palestra de Bruce Dickinson na FEBRABAN, com 2.251 acessos;
  • 108 países acessaram conteúdos do blog em 2015;
  • Estamos nos aproximando da surreal marca de 1 milhão de acessos, marca esta que deverá ser atingida em 2016. Estamos fechando 2015 com cerca de 935.000 acessos;
  • Com este, foram 86 posts publicados. Em termos de sequência, o período mais ativo de publicação foi em fevereiro. E o dia que mais publicamos posts foi o domingo (é um blog de trabalhadores, mesmo);
  • O blog possui agora 1286 posts e 18139 comentários, que dá uma média de 14 comentários por post;
  • O post mais acessado do ano, e nem poderia deixar de ser, foi o “Desvendando Empire Of The Clouds“. Ele desbancou o normalmente mais acessado post do Rock in Rio 1985, que ficou em segundo lugar. Tenho certeza que a maioria também acha que este foi o grande post do ano do blog – e talvez a grande música do ano, também;
  • O post mais comentado do ano foi “Iron Maiden – The Book Of Souls – primeiras impressões“. Não apenas do ano, mas agora é ele o post mais comentado de todos do blog. Isso mostra também como é importante não deixarmos “passar” a ideia de postarmos algo, e como devemos sair do WhatsApp e afins para o blog. O material neste post é histórico e a cada dia tem mais valor;
  • Na Agenda de Shows / Eventos, foram cadastros 314 shows e eventos por todo o país. E haja ingressos.

Os números passam um pouco da verdadeira “potência” que temos em mãos, um espaço sem igual. O blog hoje é um livro aberto de conteúdos únicos, lembranças, emoções… curiosidades que não acabam mais. E nossas “Expressões Minuto HM” ganharam até uma página para registro e homenagem.

Em 2015, foram poucos ajustes visuais no layout da página, salvo algumas novidades “under the hood”. Mas tivemos o nascimento do tão pedido chat, que ganhou o nome de #NowBanging. É um recurso que pode ser facilmente acessado por qualquer dispositivo com um navegador que se conecte a internet hoje. Na mesma linha, nossa Rádio MHM virou Playlists no YouTube, facilitando assim tanto o acesso a conteúdo quanto a facilidade para vê-los e ouvi-los.

www.minutohm.com

Mas nada disso é tão importante como o fortalecimento do contato da galera. Em 2015, não apenas nos nossos cada vez maiores e mais malucos podcasts, mas também participando através de posts e comentários por aqui, sem contar os encontros em shows.

Falando em shows, o ano de 2015 foi especial para muitos por aqui. Tivemos muitas coisas boas e alguns importantes anúncios já para 2016. Não se pode deixar de destacar que não apenas por todo o Brasil, mas alguns de nós tivemos chances de conferir shows em diversas outras cidades do mundo.

Foi ano de outro Rock in Rio, onde muitos de nós nos encontramos (e realizamos outro “ensaio” que é, na verdade, um verdadeiro evento – com show – a parte), mas não há como não destacar duas tours que sempre foram sonhos beirando o impossível: Van Halen em Chicago e David Gilmour em SP, Curitiba e Porto Alegre. Isso sem contar shows shows no Canadá, Inglaterra… que ano… que ano FANTÁSTICO. E sim, ainda faltam resenhas de muitos destes shows por aqui…

Não podemos deixar de falar também das perdas que tivemos no mundo do rock, hard e metal em 2015. Como sempre é falado e repetido por aqui, temos que aproveitar enquanto temos tempo de vermos os gigantes que ainda habitam nosso plano. A retrospectiva tem abaixo alguns dos importantes nomes que nos deixaram este ano.

O blog vai para seu sétimo ano de vida em 2016 e estou certo que há muito por vir ainda.

Aproveitem, então, para (re)lembrar alguns dos posts do ano, comentar naqueles que ainda faltam comentar. Tem muito “sabor” tudo aí embaixo, bom apetite!

_____________________________________________Podcast_Minuto_HM_logo

Nossos podcasts:

_____________________________________________

Discografias em andamento:

_____________________________________________

Nova série de pesquisas, já com os links para algumas das já realizadas:

_____________________________________________

Por ordem cronológica:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

_____________________________________________

Coberturas e Resenhas de shows / eventos:

_____________________________________________

Especial – Van Halen em Chicago:

_____________________________________________

Slideshow de fotos publicadas em 2015 no blog:

This slideshow requires JavaScript.

Que o ano de 2016 seja marcado por menos WhatsApp, Facebook e afins e por mais mais encontros pessoais, ou pelo menos pelo Skype (voz, não mensagens). Muita saúde e que os aparelhos de sons continuem no volume 11.

For those about to rock, I salute you.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Accept, Alice Cooper, Artistas, Black Sabbath, Cada show é um show..., Curiosidades, Extreme, Faith No More, Foo Fighters, Guns N' Roses, Instrumentos, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Mötley Crüe, Músicas, Megadeth, MetallicA, Minuto HM, Motörhead, Off-topic / Misc, Pink Floyd, Queen, Rush, Scorpions, Tá de Sacanagem!, The Beatles, Van Halen, Whitesnake, Yes

5 replies

  1. Amigos do MHM,

    2015 foi um ano desafiador, complexo, difícil, mas ao que tudo indica, saímos sem muitos ferimentos.

    Falando propriamente do conteúdo do blog é FANTÁSTICO que tenha se formado um relicário de informações, fotos e fatos de grandes ícones da música, aqui no Brasil e pelo mundo.

    Não dá para não ser grato e feliz por momentos extraordinários vividos por todos que puderem contribuir no site, apenas lamentando a quantidade de óbitos, o que hoje significa, proporcionalmente, queda de qualidade daquilo que ouvimos e vivemos.

    Obrigado pelas oportunidades concedidas. Espero que tenhamos outras.

    Um grande abraço a todos os amigos Eduardo, Xará, Bside, Remote, JP, Abílio, Caio, Marcus Batera, Itamar, Rolf… Sobrevivemos!

    God Gave Rock and Roll To You / Happy New Year

    Daniel

    Like

  2. 2015 termina de uma forma melancólica no Brasil e também considero pessoalmente um ano bem difícil, mas o blog continua irrepreensível com seu conteúdo e inclusive seus os anexos, encontros, podcast e novos recursos. Continuo muito feliz vendo que o Minutohm está consolidado e traz o que há de melhor em nosso mundo. Se continuasse a destacar, utilizaria a palavra qualidade, o que é o melhor que se pode trazer por aqui, e cada vez mais dificil de encontrar em outro blog (site)
    Que venha 2016 melhor nos dois aspectos mencionados acima, e para o Minuto – que mantenhamos o blog como sempre em altíssimo nível.
    Abraços e Feliz Ano Novo para todos.
    Remote

    Like

Trackbacks

  1. Minuto HM – Retrospectiva 2016 – Minuto HM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: