Discografia HM – 40 anos do Love At First Sting (Scorpions) – eventos associados pela banda em 2024

Como o leitor do Minuto HM já sabe, o álbum Love At First Sting dos Scorpions está completando 40 anos de lançamento. E hoje trago mais um capítulo desta história, já que a própria banda vem lançando vídeos e preparando uma sequência de shows comemorativos.

Os shows iniciaram-se no dia 11/abrl/2024, em uma série de apresentações em Las Vegas, a já intitulada Love At First Sting Las Vegas Residency. A banda segue em turnê comemorativa, inclusive no Rock in Rio Lisboa no segundo semestre. Mais informações podem ser vistas no site oficial da banda.

E falando em canal oficial, outras novidades estão sendo veiculadas, desta vez no canal oficial da banda no YouTube. Além do vídeo promocional da série de shows em Las Vegas, a banda está trazendo shows antigos, com melhoria substancial da qualidade de imagem e som, todos pertencentes à época do Love At First Sting. Inicialmente, há cerca de 2 meses, foi colocado o vídeo de Coming Home, na versão do Rock in Rio de 1985.

O que ninguém esperava é que, aos poucos, todas as canções da histórica apresentação da banda no RIR de 1985 viriam sendo colocadas no canal oficial. Neste momento de publicação deste post, a última gravação colocada no canal oficial foi a da música Holiday.

Os vídeos vêm sendo colocados na sequência original dos shows de 1985, pelo que me conste. Além de Coming Home e Holiday, as músicas Blackout, Bad Boys Running Wild, Make It Real e Coast to Coast já aparecem no referido canal. É necessário ressaltar, ainda que as imagens não estejam em uma qualidade comparável aos dias atuais, é impressionante a melhoria que o tratamento de vídeo e também áudio fez com o que se conhecia extraoficialmente do material dos shows do icônico festival. Quem quiser checar a sequência, pode clicar neste link. Eu particularmente gostei muito de ver Coast to Coast, acredito que não tenha visto isto antes.

As “velhas novidades” não param por aí. Há cerca de 2 semanas, por ocasião do aniversário do álbum Love At First Sting, a banda soltou 2 shows da tour e também um video documentário comemorando os 40 anos do lançamento do álbum.

O primeiro show é o de Dortmund, terra natal dos integrantes, ainda antes do lançamento do álbum e é na verdade o último show da tour do álbum Blackout. Este show, em 17/dez/1983, fez parte de um festival histórico onde também tocaram simplesmente Krokus, Michael Schenker Group, Quiet Riot, Def Leppard, Ozzy Osbourne, Judas Priest e Iron Maiden. É um show de cerca de 1 hora de duração, já que a banda não era a headliner.

O segundo show veiculado pelo canal oficial dos alemães está praticamente na íntegra, é um show durante o festival Super Rock, no dia 11/ago/1984, já trazendo algumas das faixas do Love At First Sting. A banda esteve no Japão para uma série de shows em agosto de 1984, todos pertencentes ao festival Super Rock, em várias cidades. O festival também contou com Anvil, Michael Schenker Group, Bon Jovi e Whitesnake. O show é de dia, a banda também não era a headliner e apenas não tem a cover de Kojo No Tsuki do set list original, talvez retirada deste lançamento em canal oficial por questões de direito autoral.

E por fim, para quem curte um documentário de cerca de 30 minutos, aqui está a história oficial contada pela própria banda do álbum Love At First Sting

Bem, o caminho das pedras está mostrado aí em cima (enquanto o YouTube não bloqueia os vídeos). Quem quiser, pode acessar o canal da banda também por lá e assistir isso tudo. Para mim, trata-se de um material de qualidade ímpar e que recebeu um tratamento de vídeo e áudio condizente com a sua excelência. Mais do que isso, o show do Rock in Rio é a cereja do bolo, tantos anos depois podemos assistir ao que eu considero um momento que mudou o cenário do rock e heavy metal/hard rock no Brasil para sempre.

Saudações.

Alexandre B-side



Categorias:Curiosidades, Discografias, Músicas, Scorpions

4 respostas

  1. Muito maneiro isso aqui. Que bom que a banda está trazendo a importância necessária.

    Curtir

  2. Será que vai ter uma passagem da banda no Brasil, em virtude também de sua primeira aparição no Primeiro Rock In Rio? Até porque foi o Love at First Sting que trouxe os Scorpions por aqui, mesmo tendo lançando este que é um dos discos que eu considero entre os menos inspirados de sua discografia.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.