Os músicos competentes que não são “a cara” da banda

Já falamos nos posts por aqui que, no meio desta situação que estamos todos, opções não estão faltando de entretenimento em casa.

Um deles é o tal #MetallicAMonday – toda segunda, as 21h00 (hora de Brasília), a banda está fazendo o streaming de um show, com critério de eleição deles mesmo, pelo que sei. Até esta última segunda, as escolhas estavam por shows “recentes”, dos anos 2000 para frente. Mas, nesta última segunda, o show escolhido nos levou de volta à 1991: o terceiro show da loooonga tour do Black Album, em Michigan, EUA.

Aí, foi aquela catarse – setlist fortíssimo, banda em geral sobrando, Lars relembrando o quão bom ele já foi, Hetfield sobrando voz, entrosamento mágico, duas baterias no palco (com o melhor kit já usado pelo Lars, a famosa Tama branca), uma energia descomunal, e um fator adicional: Jason Newsted.

Marcus Batera e eu assistimos parte do show por FaceTime, ainda que fora de sincronismo, quando começamos a falar do “fator Jason”. Notei o quão alto o baixo estava – talvez como eu nunca tenha notado em um show do MetallicA – Remote, aqui podemos ouvir música do Justice com baixo! Como o vídeo oficial vai “sumir” até segunda, deixo uma outra opção abaixo:

Foi quando ontem me peguei pensando nisso… tecnicamente falando, o atual baixista, Rob, é, pelo menos para mim (e sei que Marcus também), um baixista melhor/mais completo que Jason. Mas, ao ver Jason com a banda, já em sua segunda tour, e ver ele cantando, pondo energia dele e tudo mais, me peguei na temática deste post: Jason é a cara do MetallicA – e, mesmo após tantos anos do muito competente Rob nas fileiras da banda, com bons álbuns lançados, ainda não consigo me “acostumar” com ele… simplesmente não é a mesma coisa que um Jason ou, obviamente, Cliff.

Aí saí pensando em outros exemplos… logo veio à mente Tommy Thayer, por exemplo, ainda que, neste caso, o papel seja meio outro, pelo menos para mim. Alguns vão falar aqui o Gers, estou certo, ainda que este me “incomode” menos – mas, para falar isso, melhor não colocar o Live After Death aqui…

É isso… há outros, claro, mas pararei por aqui para ouvir de vocês… e vamos tentar não trazer os famosos “hired gun” ou participações especiais / específicas, tipo o Axl no AC/DC, que acho que caberiam em posts futuros, até… pensemos: quais são os músicos que estão lá, competência à parte, mas que você olha e é como se estivesse faltando “algo” (ou “algos“)? Com a banda sendo aquela banda ou não

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categorias:Guns N' Roses, Instrumentos, Iron Maiden, Kiss, MetallicA

4 respostas

  1. Phil X , no Bon Jovi. Cara muito competente, mas não é o Sambora…. E olha que ele tem até um certo carisma, mas não sei se é relegado ( pelo proprio Jon) a manter-se fora dos holofotes , pelo menos da maneira que Sambora desempenhava na banda.
    Deixo claro, considero Phil X um ótimo músico. Tecnicamente, não deve.
    Mas que a banda virou quase uma carreira solo depois da saída de Sambora, não há dúvidas pra mim..

    Curtir

  2. Boa proposição e eu ja bem atrasado digo que no Guns para mim a coisa andou sim do jeito que vc disse ai em cima:senão:
    Izzy Stradlin o guitarrista base original saiu e foi substituído por Gilby Clarke, Paul Tobias e Richard Fortus. Olha difícil dizer que os o que o substituíram não tem talento e são bem competentes para a função de guitarrista apoio/base, mas o Izzy além de carisma, tinha a parte fundamental da composição e por isso é considerado insubstituível;
    E quanto a Slash? a mesma coisa acima, Robin Finck, BucketHead, Bumblefoot, DJ Ashba o substituíram, as vezes simultaneamente até. Músicos muito talentosos, e apesar de funcionar bem, não dá para substituir Slash no Guns n Roses, não é?
    Vou pensar em outros desses aí…

    Curtir

Leave a Reply

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: