Minuto HM – Retrospectiva 2016

Fala, galera!

Mais um ciclo anual vai se fechando aqui no blog – 2016 foi mais um ano muito legal para este espaço – e é hora de relembrarmos (ou para muitos, terem a chance de conhecer) um pouco do que “aprontamos”.

Como nos anos anteriores, reforço: montar restrospectivas é uma trabalheira manual e pode ser injusto com algo que possa ter passado (sem contar as inúmeras pendências, especialmente minhas, que se acumulam, hehehe).

Vamos lá?

  • 2016 foi o ano em que o blog superou a marca de 1 milhão de pageviews, como esperávamos, e também ultrapassou a marca dos 20.000 comentários (quem nos acompanha, sabe que os comentários são verdadeiros apêndices dos posts, quando não melhores que o próprio texto!).
  • Teremos entre 98.000 e 100.000 acessos. Estes números representam o “pior” ano do blog sem contar o primeiro ano de sua existência, ou seja, desde 2009.Vale lembrar que não estamos fazendo qualquer tipo de divulgação em canais de massa, nem propagandas, nada – quando muito, são republicações em outros blogs / sites pelo mundo do nosso conteúdo. Além disso, o mundo mudou: hoje as pessoas estão em seus dispositivos móveis usando apenas serviços do Facebook (o próprio, Instagram e WhatsApp, principalmente), de maneira que a atenção das pessoas foi em maioria absoluta a estes canais. Uma verdadeira pena e perda de vida / conhecimento, mas enfim, sou uma voz praticamente solitária… é um caminho sem volta, até pelo menos a próxima tecnologia emplacar…
  • Registramos nossas melhoras marcas nos 4 primeiros meses do ano, com março sendo o melhor mês com 10.354 acessos. A média diária de acessos ficou em torno de 270 acessos. O dia com mais acessos do blog no ano foi 27/agosto/2016, com o post do Hardwired… To Self-Destruct.
  • Além do Brasil, os outros 4 países que mais acessaram o blog neste ano foram, na ordem: Estados Unidos, México, Portugal e Alemanha.
  • Com este, foram 107 posts publicados no ano.
  • Com este, o blog possui agora 1392 posts e 20.096 comentários, que mantém a média de 14 comentários por post;
  • O post mais acessado do ano, pelo segundo ano seguido, foi o “Desvendando Empire Of The Clouds“, que mostra o poder desta música e o potencial que ela tem para realmente virar um clássico absoluto do Iron Maiden.
  • O post mais comentado do ano foi “24º Podcast Minuto HM – 12/agosto/2016“. Isso é excelente, pois reforça a importância dos nossos podcasts.
  • Na Agenda de Shows / Eventos, foram 222 shows e eventos por todo o país no ano. E haja ingressos, não?

Em 2016, tivemos mínimos ajustes na home page e nos recursos do blog. Uma das novidades foi a criação de uma área fixa na home page do blog especialmente pensada para homenagens àqueles que estão nos deixando, ou já nos deixaram. O ano de 2016 ficará marcado por grandes nomes que nos deixaram (em pleno dia de Natal, perdemos George Michael). Perdemos muita gente este ano, e por mórbido que seja dizer isso, eu continuo dizendo: para nós que temos mais ídolos do passado do que do presente, é só o começo…

Aproveitemos, galera, enquanto é tempo…

www.minutohm.com

Mas falemos de coisas boas. Em 2016, não apenas nos nossos cada vez maiores e mais malucos podcasts, mas também participando através de posts e comentários por aqui, sem contar os encontros em shows e ensaios, nossa galera continua se fortalecendo!

Em termos de shows, tivemos novamente um grande ano por todo o país. Muitos de nós pudemos conferir muitos deles! E sim, faltam muitas resenhas por aqui, especialmente minhas :-(. Mas veremos muitos destes shows mais abaixo.

E antes de irmos aos posts do ano, um parágrafo para agradecimentos a um trio que dispensa comentários: Rolf, este foi seu ano no blog! Muito obrigado por todas as contribuições que você fez comigo por aqui! E também aos gêmeos pela excepcional participação na série “Melhores de Todos os Tempos“, do site Consultoria do Rock – verdadeiras aulas “grátis” de música desta inigualável dupla… muito obrigado por representarem de maneira tão brilhante e fiel o Minuto HM por lá!

Agradecimentos mais que justo registrados, vamos então a alguns dos posts do ano:

_____________________________________________

Nossos podcasts:Podcast_Minuto_HM_logo

_____________________________________________

Discografias eternamente em andamento:

_____________________________________________

Por ordem cronológica:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

_____________________________________________

Haja shows!

Coberturas e Resenhas de shows / eventos:

_____________________________________________

Coberturas internacionais especiais:

_________________________________________

Slideshow de fotos publicadas em 2015 no blog (ainda faltando as fotos dos históricos shows do Guns, entre outros…):

This slideshow requires JavaScript.

Creio que continuo com os mesmos votos que tive no ano passado: que o ano de 2017 seja marcado por menos WhatsApp (nota de 2016: MUITO, MUITO MENOS), Facebook e afins e por mais mais encontros pessoais, ou pelo menos pelo Skype (voz, não mensagens). Muita saúde e que os aparelhos de sons continuem no volume 11.

For those about to rock, I salute you.

[ ] ‘ s,

Eduardo.



Categories: Accept, Aerosmith, Anthrax, Artistas, Black Sabbath, Cada show é um show..., Covers / Tributos, Curiosidades, Dream Theater, Guns N' Roses, Iron Maiden, Kiss, Marillion, Músicas, Megadeth, MetallicA, Minuto HM, Off-topic / Misc, Rival Sons, Rolling Stones, Scorpions, The Beatles, The Winery Dogs, Whitesnake, Yngwie Malmsteen

6 replies

  1. Impressionante o nivel de organização do nosso presidente

    Like

  2. Fala ae chefia…

    Da tempo de mandar mais um post? Mandei o texto num e-mail
    Valeu

    Like

  3. Impressione-me de novo com a quantidade de informações, números e principalmente pela forma e memória com que o presidente toca essa coisa aqui. A questão que envolve a migração para outras formas de comunicação ( whatsapp) é delicada, mas o que pra mim “pegou” mais neste ano foi a falta de tempo, face à diversas atividades em áreas de atuação que eu não gostaria de estar , mas fui compelido a; No mais, espero ver o blog cada vez mais se consolidando como uma referência de pesquisa e com a habitual qualidade que em poucos lugares se vê.
    Parabéns pela retrospectiva de números estatísticos impressionantes e que venha 2017!!

    Alexandre

    Like

  4. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: