1 ano sem Andre Matos e as homenagens que estão por vir

Andre-Matos-missa-setimo-dia

Hoje é segunda-feira, dia 08 de Junho de 2020. Foi há exatamente 1 ano atrás que Andre Coelho Matos deixava esse mundo, devido um ataque cardíaco, aos 47 anos de idade. Assim como qualquer grande tragédia que marca a vida de alguém, eu me lembro claramente como recebi a notícia e o que estava fazendo naquele dia, que ficou marcado na vida de milhares de fãs ao redor do mundo.

A série de homenagens que ocorrera após esse trágico dia atestaram todo o carinho e reconhecimento do artista que Andre era. Muita comoção entre músicos e fãs, missas organizadas, revistas com matérias exclusivas, o prefeito de São Paulo decretando o dia 08 de Junho como dia do Heavy Metal. Foi um dia muito triste próximo ao dia do Rock, que não tinha como não passar sem homenagens póstumas, inclusive com as três bandas nacionais que Andre fundou / co-fundou juntas para lembrá-lo:

Até hoje é difícil falar sobre o assunto e conheço muito músico que, quando perguntado em entrevista, informa que ainda não está preparado para tal questão e pede para não responder. O Viper chamou o pessoal do Shaman (banda que tinha retornado recentemente com sua formação original e tocado seu último show com o Avantasia menos de uma semana antes da morte do Andre) e fizeram uma pequena turnê de homenagem e celebração, que passou até por programas de TV e internet:

Também teve o lado oportunista do trágico dia, com material fonográfico do Angra disparando em locais como a Galeria do Rock (material solo do Andre tudo bem, mas as bandas Angra, Shaman e Viper continuam ativas e devem ter seus materiais respeitados e adquiridos enquanto a unidade “banda”). Além disso, na Internet, vi muito espertinho vendendo álbuns do Avantasia e até do Almah (sim! do Almah, banda do Edu Falaschi que não tem nada a ver com o Andre), com preços astronômicos, relacionando o nome do André em destaque.

Mas voltando aos tempos virulentos desse Junho/2020, na semana passada houve uma série de lançamentos prometidos em nome do Andre Matos. A família autorizou um filme e um livro sobre o maestro, pianista e melhor vocalista que esse país já teve (sem exageros ou fanatismos).

O filme / documentário é intitulado Andre Matos: Maestro do rock, que tem previsão de lançamento no dia 14 de Setembro de 2021, quando Andre faria 50 anos de idade. Inicialmente a ideia era termos um projeto do próprio Andre, em vida (tanto que sua produção iniciou em 2018). Entretanto, após o trágico evento, a família concordou em continuar o documentário, agora com uma vertente adicional, disponibilizando fotos e vídeos antigos do próprio acervo pessoal.

Dirigido por Anderson Bellini e com produção do jornalista Thiago Rahal Mauro, tivemos a recente disponibilização do trailer. Para mais informações sobre o documentário, acesse a matéria da Roadie Crew, que hoje é o veículo oficial de heavy metal mais conhecido do país (mesmo a gente sempre em cima das matérias, como foi o caso do Iron Maiden e Black Sabbath) e que sabemos que alguns jornalistas que lá trabalham eram amigos do André desde os tempos do Viper:

Andre Matos Maestro do Rock

O documentário ainda está fase de edição. Fãs e amigos que quiserem contribuir com material podem enviar mensagem para doc.andrematos.maestro@gmail.com.

Já o livro, intitulado Andre Matos: O Maestro do Heavy Metal, está prometido para final de Novembro desse ano, pela editora Estética Torta, especializada em rock / metal, sendo a mesma editora que trouxe ao Brasil o livro de Ronnie James Dio. O portfólio de livros da editora ainda é pequeno (mas interessante), o que, julgo eu, é uma empresa que está começando no mercado, trabalhando com um nicho bem específico de público, com a difícil missão de vender livros em uma época onde o digital já predomina.

Importante mencionar que, nesse mês de Junho, o livro teve pré-venda aberta e quem comprá-lo dentro desse mês contará com um desconto e alguns brindes. Acesse esse link para conhecer a pré-venda. Não encontrei o nome do jornalista (suponho eu) que está preparando o livro.

andre-matos-biografia-livro

A capa divulgada do livro sobre Andre Matos. Preciso escrever que já comprei o meu?

Hoje, às 17:00 horas, o Rafael Bittencourt fará uma live especial no canal do YouTube do Angra, com quatro horas de duração, com diversos convidados, para celebrar o André, contar histórias dele e também arrecadar fundos para a Galeria do Rock.

Agora é aguardar. Enquanto isso, ficamos em nossas casas esperando esse período virulento passar, para que os shows voltem logo!

Beijo nas crianças!

Kelsei



Categorias:Agenda do Patrãozinho, Angra, Artistas, Curiosidades, Shaman, Viper

7 respostas

  1. Kelsei, muito embora eu não seja um grande conhecedor da banda mas o que eu aprendi contigo aqui ultimamente não está no gibi

    Curtir

  2. Fica aqui registrada minha homenagem à essa figura que tanto fez pelo metal nacional. Um dos mais importantes músicos de todos os tempos em nosso país, que tanto descaso tem pela cultura. André era um expoente não só da boa música, mas de cuidado com a arte.
    Continua , cada vez mais, fazendo muita falta.
    Aguardo o livro e o documentário, que são mais do que justos para deixá-lo vivo em nossas memórias

    Alexandre

    Curtir

  3. O projeto/duo Fleesh fez uma bonita homenagem a André nesta data, com a participação do cantor Gus Monsanto.

    Gostei bastante da versão, muito bem executada.

    Curtir

  4. [ ] ‘ s,

    Eduardo.

    Curtir

Trackbacks

  1. Dune Hill e uma das últimas participações de André Matos – Minuto HM
  2. [Resenha] Andre Matos – O Maestro do Heavy Metal – Minuto HM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.